Dicas da Dona Maria: Como Escolher o Melhor Aipim na Feira
Olá, meus queridos! Aqui é a Dona Maria, e hoje vou compartilhar com vocês umas diquinhas que aprendi ao longo dos anos sobre como escolher um bom aipim na feira. Afinal, quem não gosta de um aipim cozido, fritinho ou até mesmo em forma de bolo? Então, pegue seu caderninho e anote essas técnicas simples e baratinhas para nunca mais errar na escolha.
1. Olhe a Casca
A primeira coisa que você deve fazer é observar a casca do aipim. Ela deve estar lisa, sem rachaduras ou manchas escuras. Casca rachada pode ser sinal de aipim velho ou ressecado.
2. Faça o Teste da Unha
Esse truque é infalível! Pegue a unha do polegar e faça uma leve pressão na casca do aipim. Se a casca sair fácil, o aipim está bom e fresquinho. Se estiver difícil de sair, é melhor escolher outro.
3. Observe a Cor Interna
Peça para o feirante cortar um pedaço do aipim para você. A parte interna deve ser branquinha, sem manchas ou partes amareladas. Manchas escuras indicam que o aipim pode estar estragado.
4. Sinta o Cheiro
Cheire o aipim! O cheiro deve ser suave e agradável. Se sentir algum cheiro azedo ou estranho, descarte na hora, porque pode estar estragado.
5. Verifique a Umidade
Aipim bom não deve estar seco. Ao tocar, ele deve ter uma leve umidade natural. Se estiver muito seco, pode ser sinal de que está velho.
6. Conheça seu Feirante
Por fim, tenha um bom relacionamento com o feirante. Ele sempre vai te dar as melhores dicas e te ajudar a escolher os produtos mais frescos. Confiança é tudo na hora de fazer compras na feira!
Agora que você já sabe como escolher o melhor aipim, está na hora de colocar essas dicas em prática e preparar deliciosos pratos para a família. E se você gostou dessas dicas, compartilhe essa publicação com seus amigos e familiares! Vamos espalhar o conhecimento e ajudar mais gente a fazer boas escolhas na feira!
Um grande abraço da Dona Maria! Até a próxima! 🌿👵🌽
Nenhum comentário:
Postar um comentário